terça-feira, 6 de agosto de 2013

Receita para o Dia dos Pais

 Saia da rotina e surpreenda neste Dia dos Pais. Nossa sugestão para comemorar este dia especial é fazer um almoço caprichado para acompanhar o presente: um vinho, claro!!!
Para fazer este dia ainda mais gostoso, uma receita deliciosa do restaurante diVino
(Vale do Sol – Nova Lima/MG – www.divinorestaurante.com.br) que vai agradar em cheio! Coração de filé em crosta de parmesão com molho mostarda acompanhado de risoto de palmito pupunha.
Vejam as sugestões de presentes que vão harmonizar super bem com este saboroso menu:


 Illuminati Riparosso Montepulciano d’Abruzzo

 Região Abruzzo/Itália. Uva: Montepulciano d’Abruzzo. Ganhador 7 vezes consecutivas do Oscar Qualidade/Preço. Envelhecido 6 meses em carvalho. Corpo médio a pleno, com toque de uva passa, ligeiramente tânico com retrogosto de fruta seca. Bela cor: intenso rubi com reflexos violeta,  intenso aroma de fruta vermelha e tabaco, baunilha que lhe dão complexidade. Na boca, encorpado, taninos macios. Robustez aliada a perfume elegante.


Perticaia Rosso di Montefalco

 Região: Úmbria/Itália. Uvas: 60% Sangiovese, 15% Sagrantino, 15% Colorino e 10% Merlot. Cor vermelho rubi intenso. Aromas frescos de frutos silvestres, framboesas e mirtilo. Na boca, intenso e levemente tânico. Este vinho pode ser bebido durante toda a refeição. Gambero Rosso: 2 Bicchieri. Wine Enthusiast: 90pts “Rosso di Montefalco de destaque  mostrando um buquê cheio de tempero indiano, cravo, cardamomo, cereja preta e ameixa. O vinho de toque suave ao paladar graças à natureza macia de seus taninos.”. Wine Enthusiast: 90 pontos, Gambero Rosso: 2 Bicchieri

Valdicava Rosso di Montalcino:
Rosso di Montalcino de caráter e personalidade. Sua proposta é ser um cartão de visitas. Segundo Vincenzo Abbruzzese aquele que gostar do seu Rosso definitivamente gostará de seus Brunellos. Uma coisa é certa, seu Rosso é melhor que muitos Brunellos!
James Suckling: 90 pts “Tinto firme e frutado, com cereja e morango seco, médio corpo e taninos firmes. Bem estruturado”.


Coração de filé em crosta de parmesão com molho mostarda
(01 pessoa)

 ·         1 filé limpo com cerca de 300g
·         Sal
·         Pimenta
 Molho
·         01 colher de sopa de mostarda de dijon
·         100 ml de creme de leite fresco
·         50 ml de caldo de carne
·         01 ramo de alecrim
·         pimenta do reino moída na hora
 Crosta
·         30  g de manteiga
·         60  g de farinha de rosca
·         01 ramo de alecrim
·         01 ramo de tomilho
·         50  g de parmesão
·         01  colher de sobremesa de alho picado
·         01 fio de azeite

Modo de fazer
 Molho
Em uma caçarola, coloque o creme de leite, a mostarda o ramo de alecrim e o caldo de carne. Reduza até  ¼. Reserve.
 Crosta
Em um bol médio, misture todos os ingredientes e amasse com as mãos até que se tenha uma massa  macia. Aqueça uma frigideira e grelhe o filé de todos os lados. Coloque em uma forma, faça discos com a massa de parmesão e coloque sobre os filés. Leve ao forno até que se obtenha uma crosta dourada. Aqueça o molho de mostarda. Em um prato, disponha o molho e logo em seguida os filés.
  
Para acompanhar:

Risoto de palmito pupunha
(02 pessoas)

·         80 g de arroz arbóreo
·         02 colheres de sopa de manteiga
·         01 colher de sopa de cebola
·         01 colher de sopa de parmesão
·         50 g de palmito  pupunha cortado em tiras
·         01 colher de sopa de cebola finamente picada
·         50 ml de vinho branco
·         700 ml de caldo de frango
·         Sal e pimenta

Modo de fazer

Em uma frigideira em fogo médio grelhe o palmito pupunha com azeite até dourar e reserve. Em uma caçarola em fogo médio refogue a cebola com um fio de azeite. Acrescente o arroz. Misture por alguns segundos e em seguida acrescente o vinho branco até que evapore. Coloque o caldo de frango previamente aquecido até cobrir o arroz. Espere até que ele evapore, sempre mexendo o arroz. Repita esta operação até que o arroz esteja ao dente. Depois de 10 minutos, acrescente o palmito pupunha. Retire do fogo sem parar de mexer. Finalize com a manteiga e o parmesão. Sirva imediatamente. 
Coração de filé em crosta de parmesão

2 comentários: