Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 8 de março de 2012

Como Harmonizar Comida Tailandesa e Vinho?

Uma boa opção para os dias quentes, a comida tailandesa pode ficar ainda melhor quando corretamente acompanhada de vinho. A primeira vista a harmonização parece complicada uma vez que a comida Thai é muito picante e bastante condimentada. Seus pratos são marcados pelo uso de especiarias, ervas aromáticas, amendoim e freqüentemente levam ingredientes adocicados como passas e leite coco.
Para chegar a uma boa combinação, podemos recorrer a uma regrinha de adaptação cruzada: a doçura atenua a acidez, o amargor e também o sabor salgado.
Uma boa opção de harmonização, que busca refrescar as sensações provocadas pela ardência, pelo sabor marcante dos condimentos e pelos toques cítricos, é procurar pelos vinhos brancos feitos a partir da uva Gewürztraminer. Por serem vinhos untuosos e bastante aromáticos, vão conseguir equilibrar bem com o prato. Algumas pessoas têm certa rejeição por vinhos desta casta por achá-los suaves, mas esta é uma harmonização para tirar preconceitos. Para aqueles mais resistentes, experimente um Riesling Grand Cru da Alsácia. Apesar de serem vinhos com características mais minerais, o Grand Cru tende a ter um pouquinho mais de açúcar residual, deixando a boca com ligeira sensação de suavidade, mas ainda assim é considerado seco. São vinhos nobres e surpreendentes ainda pouco explorados no mercado brasileiro.
Dica: o mesmo vale para pratos indianos que também tem estas características mais picantes e agridoces, principalmente para os pratos que levam leite de coco ou lima para suavizar os curries.
Bom apetite!!

Les Faîtières Riesling Grand Cru 2008 
Região: Alsacia/França. Procedente de maravilhoso terroir (colinas de Preélats) cujo solo inclinado de exposição privilegiada confere aos Grand Cru uma classe excepcional. Rei dos vinhos da Alcasia, o Riesling agrada por sua harmonia e intensidade. Bouquet fino e frutado.
Coup de coeur ♥ Guide Hachette 2011.

Um comentário: