Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Degustação Vertical

Para se fazer uma degustação vertical são necessárias ao menos duas garrafas (ideal três ou mais) de um mesmo vinho, do mesmo produtor, porém de safras diferentes.
Neste tipo de prova, o objetivo é tentar perceber as diferenças entre os vinhos. Estas diferenças podem ser conseqüências de alterações climáticas como incidência solar, volume de chuva e/ou variações de temperatura. Podem também ser resultantes de mudanças no corte de uvas (blend) ou mesmo de uma mudança de enólogo, já que cada um tem seu estilo.
É muito interessante também perceber a evolução de cada vinho e como seus elementos chaves como acidez, tanicidade e álcool se comportaram com o passar do tempo.
A seqüência de serviço pode ser do mais velho para o mais novo ou vice-versa, mas é fundamental que o número de taças seja correspondente ao número de vinhos a serem degustados, para que se possa fazer a comparação.
Quando tiver oportunidade, já que a ocasião pede um grupo que compartilhe desta mesma paixão, é uma experiência deliciosa!

A não ser que você seja um colecionador, não é fácil encontrar um mesmo vinho de safras variadas a venda simultaneamente no mercado. Por isso degustações verticais com maior número de amostras são mais raras.
Sugestões de vertical encontradas na Casa do Vinho:

 - Perticaia Sagrantino di Montefalco 2004, 2005, 2006. Todos Tre Bicchieri pelo Gambero Rosso.

- Brunello di Montalcino La Rasina 2003, 2004, 2005 e 2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário