Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Uvas Nativas

Muitos podem imaginar que a palavra de ordem no mundo dos vinhos hoje seja ‘natural’. Porém a palavra mais importante é ‘nativo’.

Apesar de ‘biodinamico’ ser um termo importante, ele se refere a um processo. O que realmente vai te dizer algo sobre sua experiência com vinho são três elemento básicos: clima, solo e variedade da uva.  Você pode cultivar uma Cabernet Sauvignon biodinamicamente, envelhecer em barricas de carvalho ou tanques de inox, filtrar ou não. Pode optar por fazer uma micro-oxigenação.  Mas, no final do processo você continua tendo um Cabernet Sauvignon.

A maior distinção em termos de vinho é o uso de uvas nativas, ou seja, aquelas que estão há muito tempo em loco.  Os vinhos ‘nativos’ mantém a integridade que vem da tradição local através do tempo, na contramão do mercado globalizado. Você pode encontra-los facilmente na Itália, principalmente nas regiões do sul como Sicilia, Calabria, Puglia e Basilicata. Assim como em Portugal, especialmente na região do Douro.

Sair da mesmice pode ser uma deliciosa aventura pelo mundo dos vinhos, afinal, se existem milhares de vinhos para serem provados, porque ficar sempre nos mesmos?

Em se tratando de diversidade, a Itália provavelmente merece um troféu. Segundo Jancis Robinson, em seu guia Wine Grapes a Itália tem 377 variedades de uvas viníferas. E, uma curiosidade, 324 queijos! O país é extremamente competitivo, tanto em variedade como em originalidade e preços.


Gostou da ideia? Uma sugestão sensacional:



Zito Macalla

Região: Calabria/Itália. Uvas: 50% Gaglioppo, 50% Magliocco. Cor vermelho profundo. Nariz intenso e persistente, frutado com aromas de frutas de bagas vermelhas e especiarias. Na boca, intenso, quente, robusto e de boa persistência. Tem a rusticidade e a maciez dos vinhos do sul da Itália. Muito equilibrado e saboroso! Harmoniza com pratos de carne vermelha, assados, ensopados, caças e pratos elaborados. Tem que provar!!

Para facilitar o conhecimento e instigar a vontade de experimentar as principais uvas cultivadas na Itália, montamos um mapa das regiões e as uvas mais plantadas em cada uma delas. Aproveite!


Fonte: Revista Wine Spectator/Drinks International/Wine Folly/Wine-Searcher

Um comentário: