Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 17 de julho de 2014

10 Dicas para Enochatos

Por: Gilmara Vesolli, sommelière da Casa do vinho Famiglia Martini

Que atire a primeira garrafa quem nunca cometeu uma enochatice. Confesso - não sem uma ponta de vergonha, que já tive a minha fase.
São tantos manuais e regras e tantos os conhecimentos necessários para a compreensão do vinho que não é difícil deslumbrar e sentir-se ligeiramente superior. Alguns caem na real lá pela terceira degustação às cegas. Outros se recusam a descer do pedestal por toda a vida.

Para não transformar o que deveria ser no máximo uma curta fase da vida do enófilo na possibilidade de não ser mais convidado para jantar, é necessária a prática da auto vigilância, que tenhamos em mente alguns mantras e que relevemos algumas regras. Abaixo dez dicas para nos auxiliar na difícil tarefa:

1) Beber vinho em taças adequadas é ótimo. Mas maravilhoso mesmo é o vinho, ainda que bebido em taça comum ou no crânio do inimigo.

2) Gosto é gosto. Gosto é gosto. Gosto é gosto. Namastê.

3) Harmonização é questão de gosto, não de princípios.

4) Vinho é sinônimo de civilidade e cultura. Ainda assim tem gente que prefere cerveja e não há nada que possamos fazer a respeito.

5) Pensemos mais uma vez antes de devolver o vinho no restaurante. Rolha quebrada não é desculpa para isso. Qualquer pessoa beberia um Lafite de 50 anos com rolha despedaçada.

6) Cat Lovers e Enochatos tem uma coisa em comum: falam sobre sua paixão para qualquer pessoa, esteja ela interessada ou não pelo assunto. Contenção. Visualize uma bela represa quando estiver prestes a ceder.

7) Gargarejos, giradas exaustivas do vinho na taça, anotações e minuciosa descrição do vinho são apropriados em uma degustação mas não durante um almoço de batizado.

8) Ninguém entende tudo sobre vinho a menos que tenha lembranças de diversas encarnações.

9) Pessoas que estão entrando no Mundo do Vinho bebem, fazem e dizem coisas estranhas. Mas depois passa.


10) Está liberado escandalizar-se se o ex amigo colocar uma colher de açúcar naquele maravilhoso Bordeaux. Porque ninguém é de ferro.

Vinhos para nenhum enochato botar defeito:



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário