Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

In Vino Defenestreux

Por: Gilmara Vesolli, sommelière da Casa do Vinho Famiglia Martini

No texto do Luis Fernando Veríssimo - Defenestração, o autor fala sobre o misterioso ar dessa palavra, que o fazia imaginar coisas. Diz ele que mesmo sem saber seu significado chegou a usá-la algumas vezes, sob a justificativa de que mesmo errada aquela era a palavra certa.

Li Defenestração quando criança e desde então algumas palavras despertam em mim uma imaginação infantil e colorida. O dicionário do vinho afinal, está cheio de palavras cheias de significados paralelos.

Como a Uva di Troia, uma variedade rara da região da Puglia, na Itália. Se eu ganhasse uma garrafa dessas não conseguiria dormir à noite e desconfiaria seriamente do amigo que a deu. Rabo de Ovelha, um varietal português, leva-me facilmente a imaginar belos chumaços brancos macios pendurados em videiras centenárias. Doutor Frankenwine passaria pelas fileiras olhando-os com ar de aprovação.

Viozinho - por incrível que pareça -  não é uma reclamação vinda de um enochato fanho, mas outra casta de nome sugestivo.

Os nomes das uvas são uma fonte inesgotável de viagens etílicas sem precisar beber sequer uma gota:
 Rabigato? Obviamente é uma espécie de felino que desaparece entre as videiras, mimetizando com as folhas. Fernão Pires esconde sua verdadeira identidade. Nas noites calmas de outono traveste-se de Maria Gomes e parte para a Bairrada cantar fado em um clube noturno.

Alvarinho é uma uva albina. Batoca é um instrumento de couro usado em danças rituais de acasalamento das leveduras.

As leveduras, por sua vez são seres etéreos, quase fadas. Deixam aromas de flores por onde passam e se alimentam de frutas do bosque. 
Mosto é o nome do brutamontes que corta carvalhos para fabricar barris. Ele não fala, apenas grunhe.

Assemblage poderia ser o nome de um misterioso clube cuja senha de entrada é uma piscadela secreta. Ninguém além dos seus membros sabe o que acontece lá dentro. Certamente, defenestração.


Esclarecendo:

Defenestração: ato de atirar algo ou alguém pela janela.
Doutor Frankenwine: apelido dado ao engenheiro Clark Smith, inventor da máquina que faz osmose reversa.
Rabigato: casta branca portuguesa.
Fernão Pires ou Maria Gomes: casta portuguesa chamada de Maria Gomes na Bairrada.
Alvarinho: casta branca originária da Galiza, na Espanha, originalmente chamada Albariño. Uma das principais castas portuguesas com a qual se faz o Vinho Verde.
Batoca: uva branca portuguesa.
Leveduras: fermentos responsáveis pela fermentação do vinho.
Mosto: o suco da uva que irá se transformar em vinho pela ação das leveduras.
Assemblage: blend, corte. Mistura de uvas que formam um vinho não varietal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário