Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Pinot Grigio, Um Vinho Fora do Padrão

Por Luiza Martini, proprietária da Casa do Vinho Famiglia Martini

Você conhece a Pinot Grigio?


Esta uva branca tem casca colorida, que vai do cinza-azul ao laranja-acobreado, é responsável por produzir um vinho aromático, elegante, fresco e muito charmoso... se o produtor assim quiser! 

Digo isto porque nem todo produtor deixa o vinho pegar a cor da uva. Um dos motivos é que as pessoas que não conhecem esperam de um branco aquela cor palha bem clara, e às vezes julgam a cor diferente como sendo um defeito, acham que o vinho pode estar velho ou ter sido mal acondicionado. 
Uma pena!!! Este é um charme que só a Pinot Grigio tem!

Como a Pinot Grigio tem a casca com esta coloração típica, dependendo do modo de extração do mosto, esta cor pode ser refletida no vinho. Alguns têm a cor acobreada que pode ser facilmente identificada. 

Bastante claros quando muito jovens (aí o ideal é colocar um pouquinho mais na taça para por visualizar mais claramente), ganham mais intensidade com o passar do tempo. Mas cuidado, tempo que falo são 2 ou 3 anos, os vinhos de Pinot Grigio são frescos e devem ser bebidos jovens.


Para aqueles que ficaram curiosos em provar este delicioso e charmoso vinho, o da Ronchi San Giuseppe é um exemplo clássico, imperdível, ainda mais neste calor! 

Aproveitem, já que infelizmente este tradicional Pinot Grigio de coloração acobreada está deixando de ser produzido para dar lugar aos Pinot Grigios clarinhos, ainda que continuem deliciosos, grande parte do seu charme vai ficar na lembrança de quem experimentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário