Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 14 de abril de 2015

As Cores do Vinho

Já conhece nosso canal no YouTube? Vai lá!

Todas as segundas feiras, as 9h tem um novo vídeo pra deixar esse dia chato mais legal e inspirador.

Semana passada o tema do vídeo foram as cores do vinho tinto. Nesse post vamos nos aprofundar um pouquinho mais no tema da cor dos vinhos.


Alicante Bouschet
A cor dos vinhos depende da casca da uva, que contém os antocianos. Uvas tintas fermentadas com a casca, portanto, adquirem a cor dessa casca. Mas como o mundo do vinho é o mundo das exceções, devemos lembrar que existem também as uvas chamadas "tintureiras", cuja polpa também é escura. Um exemplo é a Alicante Bouschet. 

Vinhos brancos são fermentados sem as cascas, então ficam claros. Ainda que fossem fermentados com ela isso não acrescentaria nem cor, nem outras grandes propriedades.


Alguns vinhos tintos são mais escuros que outros ou tem tonalidades diferentes. Isso acontece por causa do tipo da uva, que pode ter casca mais fina e menos antocianos (pinot noir ou nebbiolo) ou casca grossa e muitos antocianos (shiraz). 

Pode ser também por causa da idade. Um vinho tinto jovem costuma ter cor mais intensa e brilhante, enquanto os mais antigos vão clareando.


Idade avançando
As cascas da uva tinta, além dos antocianos, contém os taninos. Ambos os elementos são muito íntimos e vão conviver muito bem até o fim da vida do vinho. Quando o vinho tinto envelhece esses dois elementos se unem e despencam para o fundo da garrafa, formando borras e em consequência dessa queda a cor e os taninos diminuem.


Cores e corpo
No branco acontece o oposto. Um vinho branco jovem é mais claro, brilhante, tem reflexos por vezes esverdeados. Ao envelhecer ele vai adquirindo uma cor dourada intensa. Isso deve-se a oxidação natural e nem sempre é sintoma de vinho estragado! Existem vinhos brancos de guarda sim, dourados e deliciosos, bem como os de sobremesa com essa linda cor.


Cores e corpo
A barrica de madeira também influencia na cor do vinho branco, que quando fermentado e/ou tem passagem por ele, tende a pegar uma cor mais intensa. Pense no vinho branco como uma tela... em branco. Qualquer respingo de cor vai aparecer muito mais que numa tela escura.


Idade avançando
Os vinhos rosados de boa qualidade são feitos a partir de uvas tintas. Coloca-se as uvas com casca para fermentar e antes que essa casca transmita toda sua cor para o vinho, é retirada. Temos então cores incrivelmente variadas que podem ir dos tons alaranjados, rosa pálidos, salmão, rosa intenso, avermelhado. 


Dois exemplos, dentre muitos tons
A barrica também influencia muito os vinhos rosados, que podem adquirir tons acobreados. Nenhum outro vinho apresenta tantas e tão belas cores quanto os rosados.


Gostou? Quer saber mais? Nos dê dicas para os próximos vídeos lá nos comentários no nosso canal!

         

Nenhum comentário:

Postar um comentário