Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Os Vinhos na Tela

Por Gilmara Vesolli, sommelière.

É bastante curioso como quando somos apaixonados pelo vinho ele salta aos olhos em ocasiões em que para outras pessoas iria passar despercebido.

Comigo isso acontece particularmente em filmes e livros. E chegou ao ponto de as pessoas mais próximas perguntarem-me imediatamente ao ver uma garrafa na tela qual o vinho que o personagem está bebendo.

Como em Prenda-me se For Capaz, quando o mentiroso serve em uma festa o Champagne Mumm em sua indefectível garrafa com uma faixa vermelha no rótulo. Uma faixa de campeão, talvez para combinar com o personagem, que está sentindo-se invencível naquele momento.

Na série Homeland a personagem principal pega com frequência um vinho branco já aberto em sua geladeira. Sua vida também está oxidando: seus segredos - guardados de forma descuidada - podem ser revelados a qualquer momento.

No livro Garota Exemplar a Amy Malvada é servida com seu vinho preferido, um Sancerre gelado. As diversas Amy mudam de gosto, de humor e de personalidade, mas aparentemente todas elas gostam desse Sauvignon. Fino, sofisticado, um dos melhores do mundo. Brilhante. E ácido. Certamente bem parecido com... bem, sem spoiliers.

Em Bastardos Inglórios, além da exagerada quantidade de glóbulos vermelhos, tão característica do diretor, há duas cenas reveladoras com vinho. 
Um agente da SS bebe um Chianti em plena França. Em outra cena, nazistas preferem whisky sem gelo enquanto a espiã inglesa antinazismo solicita uma taça de Perrier Jouët Belle Époque - que mais tarde é alvejado sem piedade. Pura ironia.

No lindíssimo Ratatouile, Anton Ego, o esnobe crítico, pede um Cheval Blanc 1947 sem preocupar-se com a harmonização. Afinal de contas um vinho tão raro e caro já harmoniza suficientemente com ele.

No recém lançado Creed, o italianíssimo Rock Balboa é dono de uma cantina, bebe vinho americano e no quarto do seu filho há um neon enorme "Wine & Spirits". 


Ao assistir Jessica Jones, que bebe apenas whiskys vulgares, divago sobre o que a personagem beberia se tivesse mais dinheiro e consciência de sua capacidade. 
Vou aguardar as próximas temporadas e evolução da personagem enquanto imagino sua reação frente à uma taça de um excelente Borgonha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário