Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Vin Santo, O Vinho da Amizade


O Vin Santo, vinho de sobremesa da Toscana, é fascinante, principalmente quando acompanhado de saborosos cantuccini

Elaborado com uvas parcialmente passificadas, o Vin Santo é vinho de meditação, produzido há centenas de anos, principalmente com as uvas Trebbiano, Grechetto e Malvasia. Como símbolo de amizade e carinho, o Vin Santo é a bebida que os toscanos oferecem às visitas, geralmente acompanhada por deliciosos cantuccini (pequenos biscoitos de amêndoa) que, antes de serem comidos, são molhados no cálice desse néctar.
Na elaboração do Vin Santo, depois de colhidas bem maduras, mas ainda firmes nos cachos, as uvas ficam penduradas em caibros dentro da sala de secagem. As frutas balançam ao vento que entra por uma janela e sai por outra, numa tradição de pelo menos 700 anos. Alguns produtores penduram cada galho separadamente, mas outros preferem colocá-los deitados sobre uma esteira. Quem escolhe pendurá-las fica aguardando o vento tocar as uvas, ajudando-as no processo de secagem. O vento e a luz do sol secam as uvas imprimindo-lhes o sabor da terra. O frio da noite, a chuva, o nevoeiro e a umidade que vêm com o inverno podem embolorar perfeitos cachos de uva, por isso, nesses momentos críticos, as janelas são mantidas fechadas. Quanto mais longo for o processo de transformação da uva em passa, maior será a concentração de açúcar. Após a prensagem, o mosto resultante é levado para o vinsantaio, o átrio onde os caratelli (pequenas barricas) ficam guardados. Os caratelli são cheios até três quartos de sua capacidade. O restante do barril é completado com a “madre” – sedimento com leveduras, retirado dos barris que fizeram o vinho do ano anterior para manter a mesma consistência em todas as safras. A bebida é deixada para amadurecer por não menos de três anos, mas adquire o melhor sabor e atinge seu ápice entre 5 e 10 anos de idade.
O Vin santo apresenta entre 14 e 18 graus de álcool e deve ser servido fresco, por volta de 12 graus. Sua cor costuma variar do amarelo-ouro ao âmbar e o rico perfume lembra uva passa, mel, flores e muita fruta, como damasco.
O Vin Santo se torna eterno se acompanhado de uma travessa de crostini coberto com foie gras ou gorgonzola amadurecido. Mas não é só isso. Os nobres vinhateiros toscanos garantem que, ao compartilhar um copo de Vin Santo, descobre-se mais do que um maravilhoso vinho de sobremesa; ele abre as portas para a amizade, abençoada para ser duradoura.

Castellani Sommavite Vin Santo Região: Toscana/Itália. Uvas: Grechetto, Malvasia e Trebbiano. Elaborado com uvas secas, envelhecido em carvalho. Cor amarelo âmbar com reflexos laranja, bouquet refinado, intenso sabor de caramelo e nozes. Bem balanceado; não excessivamente doce. 




AVISO E ATUALIZAÇÃO:
Essa postagem foi feita no dia 01/08/2011. O vinho mencionado acabou, mas temos outras opções de vinhos de sobremesa. Visite nossa loja virtual AQUI e conheça-os.

3 comentários:

  1. Onde posso comprar este vinho?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, infelizmente esse vinho está em falta em nossos estoques. Mas você pode encontrar em nosso site e lojas alguns outros vinhos semelhantes. Segue o link:
      http://www6.ciashop.com.br/casadovinho/departamento/110/-+suave/doce/t/1

      Excluir
  2. Você também pode nos enviar um e-mail solicitando que lhe avisemos quando o vinho chegar: site@casadovinho.com.br

    ResponderExcluir