As revistas especializadas são geralmente a principal
fonte de pesquisa antes das compras. Suas pontuações servem de parâmetro para a
maioria dos consumidores, principalmente ao se depararem com rótulos
desconhecidos. Mas, quantos vinhos maravilhosos ainda não foram descobertos
pelos críticos?
Uma recente pesquisa feita pela American Association of Wine
Economics mostrou que as pontuações podem ser nocivas aos consumidores. O
estudo analisou 44.808 vinhos avaliados pela Wine Spectator nos últimos 20 anos
e concluiu que as avaliações geram variações de preços e, ainda por cima,
deixam os consumidores confusos.
Os aumentos podem chegar a 12% nos vinhos avaliados e também
atingem toda a linha do produtor, sendo que os vinhos mais baratos são os que
sofrem maior aumento de preços. As vinícolas que mais apareceram de forma
positiva na revista tiveram um aumento na demanda de todos seus vinhos,
independentemente da qualidade.
De qualquer forma, é muito importante que cada um conheça
seu gosto e suas preferências. Você não é obrigado a gostar das mesmas coisas
que um determinado crítico. Busque conhecer seu gosto, determinar suas
preferências de região, estilo, uvas e esteja sempre aberto às experimentações.
Afinal, para saber o que você gosta ou não é só provando mesmo!
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