Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 16 de abril de 2013

Uvas Viníferas x Uvas de Mesa

As uvas que consumimos em casa são diferentes das uvas usadas na produção de vinho. Isso quase todo mundo sabe, mas você conhece as diferenças?

Uvas de mesa e uvas para vinho estão relacionadas uma a outra através de seu gênero Vitis. Há mais de 70 espécies diferentes, incluindo a mais comum, Vitis vinifera, a Vitis lambrusca muito cultivada nos Estados Unidos, a mais ornamental, Vitis californica, entre outras. Para a produção de vinho são usadas unicamente as uvas do gênero Vitis vinifera.

Cacho de uva Nebbiolo
As uvas viníferas são mais doces que as uvas de mesa. A escala usada para medir o nível de açúcar num líquido é a Brix. Em geral, as uvas de consumo têm um nível de Brix entre 17-19, enquanto as uvas viníferas estão mais próximas de 24-26 Brix no momento da colheita.

As uvas que comemos são maiores, tem polpa mais espessa, pele mais fina e algumas não têm caroço. Elas são cultivadas para serem mais atraentes. As uvas de mesa têm menos acidez e também menos açúcar do que uma uva de vinho.

Uvas viníferas são cultivadas para produzir uvas mais doces e mais concentradas. Elas são menores, possuem sementes amargas, têm pele mais espessa e maior teor de sumo em relação à polpa. Uvas usadas na produção de vinho são delicadas e difíceis de transportar. 

O cultivo também é diferenciado. Vinhas de uvas viníferas geralmente usam treliças verticais para gerenciar a folhagem e exposição dos cachos ao sol, com o objetivo de concentrar o sabor das uvas produzidas. Gerenciar o vigor da videira é muito importante para os produtores, pois o vigor da videira é um reflexo de sua produtividade. Uma videira excessivamente vigorosa irá produzir muito, porém, uvas de qualidade média. Já uma videira menos vigorosa irá produzir menos uvas, porém mais concentradas que conseqüentemente produzirão um vinho melhor.

Já o cultivo de uvas de mesa usa um sistema de treliças que permitem que os cachos pendam de forma independente, sem o contato com outros cachos, ou com a folhagem. Estas videiras são mais vigorosas e crescem em áreas de solos mais férteis, propiciando um maior rendimento.    

Curiosidade: Cerca de 90% das uvas cultivadas no mundo são do gênero Vitis viniferas, são comumente chamadas de videiras Europeias e possuem raízes ancestrais no Irã.

Fonte: Wine Folly

2 comentários:

  1. Assunto abordado em resumo mas suficiente para se ter uma primeira ideia sobre o assunto. LM

    ResponderExcluir
  2. LM, a ideia é exatamente essa, um texto que seja fácil e rápido de ler porém, com conteúdo. Valeu!

    ResponderExcluir