Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Adegas climatizadas: ter ou não ter?



O jornal Estado de Minas publicou no último domingo, dia 02/08, na coluna In Vino Veritas, o artigo "Ter ou não ter", do nosso amigo Christovão de Oliveira Junior, do site Belo Vinho. O tema é Adegas Climatizadas. E como a dúvida é recorrente e o texto esclarecedor, resolvemos publicá-lo em nosso blog


Ter ou não ter

Uma das evidências do crescimento do consumo de vinhos no Brasil é a popularização das adegas climatizadas. Temos hoje no mercado diversas marcas disponíveis, bem como modelos com várias capacidades de armazenamento: há desde aquelas para seis garrafas até as para 100 ou 200. A grande oferta faz com que o espaço disponível não seja uma preocupação. Além disso, há equipamentos capazes de climatizar ambientes de todos os tamanhos para quem tem um espaço exclusivo para acomodar centenas ou milhares de vinhos. Se há alguns anos a adega climatizada era um produto importado e privilégio de poucos, hoje passou a ser item presente em cozinhas e salas da classe média.

A adega é um luxo? Um modismo? Um item de ostentação? Acredito até que alguns pensem assim. Entretanto, num país de clima tropical como o nosso, é acessório de primeira necessidade para quem costuma guardar vinhos em casa, ou para aqueles que pretendem estocar por meses e, principalmente, anos vinhos especiais. A adega climatizada é o local ideal para manter o vinho, garantindo a longevidade e a preservação de aromas e sabores.

O calor e a variação de temperatura são dois dos responsáveis pela lenta e constante degradação da qualidade de um vinho. Mesmo vinhos de consumo imediato podem ser prejudicados por alguns meses de estocagem em local inadequado. Aliás, vinhos feitos para serem consumidos jovens, ou seja, a maioria dos disponíveis, são, frequentemente, muito mais fáceis de serem deteriorados pelo calor e pela conservação inapropriada do que os mais estruturados e de guarda.

Uma outra vantagem da adega é que possibilita um custo médio muito mais baixo para os vinhos que você consome. Quando se tem onde estocá-los de forma correta, pode-se adquirir mais garrafas do que o que se vai consumir em curto período. Dessa forma, tira-se vantagem de promoções de supermercados e de casas especializadas. Se você compra vinho de acordo com a sua necessidade, sujeita-se a apagar o preço do momento, que, normalmente, é muito maior do que nas ofertas.

Aqueles que adoram um belo vinho envelhecido, com todos os seus aromas e sabores evoluídos e complexos, não têm outra opção a não ser possuir uma boa adega. Esse tipo de vinho é caro e sua compra é sempre muitíssimo arriscada aqui no Brasil, uma vez que, geralmente, não se tem qualquer garantia da forma como ele foi armazenado durante toda a sua vida. As importadoras geralmente não estocam vinhos por muitos anos.

Outra boa razão é que, ao manter um estoque de vinhos, por menor que seja, você não vai ter que se preocupar toda vez que promover uma reunião, jantar ou festa de maior porte em sua casa. Os vinhos já estarão lá, e em condições perfeitas.

Para terminar, não posso deixar de fazer quatro importantes observações baseadas na experiência de diversos enófilos. Em primeiro lugar, você pode acreditar que seu consumo de vinhos vai aumentar quando adquirir uma adega. Em segundo lugar, se você se decidir por uma adega para poucas garrafas, em muito pouco tempo vai se arrepender e começar a pensar em comprar outra de maior capacidade. Mais um conselho: só compre uma adega que tenha a garantia de assistência técnica em sua cidade. Finalmente, avalie o consumo mensal do equipamento. Alguns modelos têm preço de venda mais baixo, mas o consumo de eletricidade, em apenas um ano, colocará seu gasto em patamar muito mais elevado.

Uma observação final é que, se você pensa que pode chegar a guardar algumas centenas de garrafas, então a climatização de um pequeno quarto ou ambiente será a melhor opção – e vai lhe custar muito menos.

Escrevemos novamente sobre o tema Adegas. Confira também o post atualizado no link abaixo:

Adegas Climatizadas, Como Comprar, como Escolher

Venha abastecer sua adega com a Casa do Vinho - Famiglia Martini! Será um prazer ajudá-lo a selecionar os vinhos mais adequados ao seu consumo e dentro do seu perfil. Nossa nova loja virtual conta com atendimento personalizado via Chat ou Whatsapp (31) 9 7504 0085.




48 comentários:

  1. Ouvi falar que essas adegas são monstros consumidores de energia. Tentei verificar nas descrições dos produtos e verifiquei que os fabricantes "escondem" esses dados.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade, não são os fabricantes que escondem esses dados, é o Inmetro é que considera o consumo de energia irrisório para classificar.
    É claro que uma adega de 200 garrafas irá consumir mais que uma de 24, por exemplo, mas mesmo assim o consumo é pequeno.

    ResponderExcluir
  3. queria saber sobre o funcionamento dessa adega. sobre o sistemea de climatização... particularidades...

    ResponderExcluir
  4. Especifique suas dúvidas para vermos se podemos ajudar!

    ResponderExcluir
  5. Quais são as melhores marcas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, como sua dúvida foi deixada aqui em 2009 e estamos em 2013, provavelmente você já deve ter comprado, mas em todo caso quero deixar registrado aqui minha indignação em relação à marca Dynasty. Comprei uma adega de 27 garrafas e 1 ano e meio depois (muito pouco tempo para dar defeito), a temperatura não baixava mais. Configurava para ficar em 13º, 14º e ela subia para 31º. Ou seja, quebrou. Começou minha aporrinhação, pois eles só têm (até hoje) uma assistência técnica no município do Rio de Janeiro e mesmo assim, não há técnico que vá em casa. Como ela é grande, teria que pagar um frete para levá-la e busca-la. SEM CHANCE! Há 6 meses que minha adega está servindo como suporte, pois não tem assistência técnica descente. Depois de muita reclamação nas redes sociais, alguém da empresa me ligou me informando o nome de uma assistência que pudesse mandar um técnico em casa. Ainda marcarei, mas é bem capaz do conserto ser mais caro que a própria adega. Se for esse mesmo o caso, jogarei a minha no lixo ou continuará como suporte. Portanto, minha opinião é para comprar qualquer outra adega, MENOS a da marca Dynasty.

      Excluir
  6. É complicado indicar as melhores marcas, pois envolve muitas coisas, como expertise na fabricação deste produto, assistência técnica e outros fatores.
    Uma sugestão é pesquisar e se informar sobre questões técnicas, como controle de temperatura, umidade e vibração, vidros das portas com proteção UV etc.
    Isto tudo vai ajudar a escolher melhor antes de comprar.

    ResponderExcluir
  7. Quanto ao consumo de energia, comprei uma Adega no Extra.com e não me atentei ao consumo e quando chegou reparei que é de 700w. Realmente não é baixo, fiquem atentos. Pra mim agora é só fazer o consumo valer a pena.

    ResponderExcluir
  8. Trabalhei nos EUA por cinco anos em uma grande empresa especialisada em projeto e montagem de adegas personalisadas. Como eu estou por fora do mercado brasileiro gostaria de saber sua opiniao, voce acha que existe mercado aqui para que eu possa abrir um negocio do tipo?

    ResponderExcluir
  9. O mercado de vinhos no Brasil vem crescendo bastante e com ele, necessidades e demandas também. Existe procura pelo serviço mas, no Brasil, tudo deve ser bem estudado antes de uma grande empreitada.

    ResponderExcluir
  10. Eu gostaria de saber é o valor máximo e mínimo da Umidade Relativa do Ar no interior das adegas.

    ResponderExcluir
  11. A umidade relativa deverá ficar entre 75% e 85%. Se não houver vapor de água suficiente as rolhas podem ressecar deixando o ar entrar em contato com o vinho provocando um amadurecimento precoce.
    Se a umidade for muito alta pode haver formação de bolores, se o vinho não vazar não haverá comprometimento do conteúdo, mas os rótulos das garrafas, principalmente de vinhos mais antigos, podem ficar danificados.

    ResponderExcluir
  12. Pretendo colocar uma adega climatizada na minha sala e além de ser uma peça decorativa, deve ser absolutamente silenciosa. Pensei na Electrolux ACD28 para 29 garrafas por ter duplo compatilhamento e atender muito bem em design. Qual a avaliação deste produto numa escala de 0 a 10 por vocês ?

    ResponderExcluir
  13. estive pensando em comprar uma adega, pensei em uma para espaço para 6 garrafas. Gostaria de saber qual o consumo média de uma boa adega nestas características.

    ResponderExcluir
  14. Existem adegas com e sem compressor, e consumo de energia vai variar dependendo do modelo. Para saber exatamente o consumo de energia do modelo que você pretende comprar o ideal é entrar em contato com o fabricante e passar a especificação da adega.

    ResponderExcluir
  15. bom dia, quero comprar uma adega para 16 garrafas e ñ tenho a minima ideia de qual comprar,vc poderia me dar umas dicas??? obrigada

    ResponderExcluir
  16. Alda,
    o ideal é procurar um fabricante com assistência técnica na sua cidade e um fornecedor que te dê garantia do produto. Existem várias marcas cada qual com suas vantagens. Procure a que te atenda melhor. De qualquer maneira, as adegas com compressor garantem temperatura constante, o que é fundamental quando se pretende guardar vinhos por um longo período.

    ResponderExcluir
  17. por favor gostaria de uma indicação para compra de uma adega para brancos, champagne e espumante. Já tenho uma para tinto que inclusive quando comprei no site não informava que não tinha temperatura menor que 12. Enfim, agradeço se puderem me ajudar.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite.
    Estou fazendo um trabalho sobre vinhos e estou precisando de informações sobre o mercado de venda de adegas, voces possuem alguma informação sobre quantidades de adegas vendidas / valor médio e dados de consumidores de vinhos (quantas pessoas/quantos litros médios consumidos.
    Obrigado.
    Bruno (brunobruno@ig.om.br)

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  20. gostaria de saber qual a temperatura ideal para acondicionar os vinhos ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para adegas com apenas um compartimento (sem separação para tintos, branco e epumantes) 15°C é uma temperatura interessante. No caso de vinhos tintos o ideal que que sejam retirados um pouco antes, principalmente se for decanta-lo, assim a temperatura vai subir um pouquinho e deve ficar na temperatura adequada para consumo (tintos de 14 a 18°C dependendo do corpo do vinho). No caso de brancos e espumantes será necessário coloca-los na geladeira ou num balde com gelo antes do consumo já que a temperatura ideal para consumo é mais baixa que a da adega (de 4° a 14°C). Para saber mais sobre temperaturas de consumo confira nossa postagem de junho de 2010.

      Excluir
  21. Olá,
    Gostaria de saber se posso retirar um vinho da minha adega climatizada e dar de presente, pois provavelmente o vinho chegará a temperatura ambiente.

    ResponderExcluir
  22. Pode não ser o ideal, mas não é uma pequena alteração de temperatura que vai estragar o seu vinho. Fique tranquilo!

    ResponderExcluir
  23. Ola, comprei uma adega para 12 garrafas, em compressor e ao coloca-la em um nicho da minha estante observei que a temperatura nao diminuia. gostaria de saber quantos cm posso deixar livre nas laterais e no fundo para q ela possa funcionar corretamente. obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Regina, recentemente tambem adquiri uma adega climatizada para 12 garrafas e no primeiro dia durante a manga e tarde a temperatura ficou nos 18ºC...porem ao anoitecer, percebi que teve uma baixa na temperatura, até chegar na narcação ideal dos 16ºC que a programei.
      Então, além das distancias especificadas pela fabricante, a temperatura ambiente tamém influencuará na programação desejada.

      Excluir
  24. Olá! Gostaria de dar de presente uma adega climatizada, mas nao sei qual comprar. Penso em uma de 8 garrafas. Pode me indicar uma boa e que não seja tão cara? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol,
      Procure uma marca que tenha assistência técnica na sua cidade e um fornecedor que te dê garantia do produto. Normalmente adegas muito pequenas não tem compressor (o que garante temperatura constante, o que é fundamental quando se pretende guardar vinhos por um longo período), mas por outro lado, costumam fazer menos barulho.

      Excluir
    2. Para contribuir com minha experiência.

      Eu comprei uma adega para 34 garradas da GE. Paguei, faz pouco mais de 1 ano, R$999,00. Estou bem satisfeito com ela, mas já falta espaço rss.

      Excluir
    3. Carol,
      É verdade que as adegas acabam ficando pequenas rápido demais. É muito comum recebermos clientes que se arrependeram de ter comprado adegas pequenas e muitas vezes estas adegas são substituídas com menos de 1 ano de uso. Avalie bem se uma adega de 8 gfs é um bom investimento a fazer antes de efetivar a compra.

      Excluir
  25. Agradeço muito suas orientações.
    Vou pensar bem!
    Abs

    ResponderExcluir
  26. Vou comprar uma adega para 23 garrafas, gostaria de saber como vou organizar os vinhos, quais ficarão na parte superior e quais na parte inferior, entre tintos, braancos e espumantes.
    obrigado

    ResponderExcluir
  27. Considerando uma adega com 2 temperaturas, devo deixar os brancos e o roses a 11 graus e os tintos a 14 graus?

    ResponderExcluir
  28. A temperatura tanto para brancos como para tintos tem variações dependendo do corpo de cada um. Em temperatura mais baixas a evolução vai ocorrer de forma mais lenta, porém os vinhos não vão estar na temperatura de serviço. Acho que as temperaturas que você está deixando estão boas, mas lembre-se, para tomar espumante e brancos mais leves você deve dar uma resfriada extra pois estes pedem temperaturas ainda mais baixas. Para os tintos está bom para guarda, para consumir, tire um pouco antes de abrir ou caso vá deixar o vinho oxigenar num decanter a temperatura já sobe um pouco mais. De qualquer fique atento para não tomar os tintos gelados demais.

    ResponderExcluir
  29. Bom dia
    E estou querendo desligar a adega de vinhos mas tenho uma duvida.
    Se os vinhos nao perdem????

    ResponderExcluir
  30. A adega serve para conservar o vinho por mais tempo, de forma adequada. Os vinhos que estão na adega vão sentir a mudança de temperatura. Isso não quer dizer que vão perder imediatamente, mas o ideal é que sejam consumidos num menor espaço de tempo.

    ResponderExcluir
  31. To querendo presentear minha noiva com um adega, mais não sei qual tamanho comprar, bebemos umas 5 garrafas por mês, no inverno o tinto e no verão o branco. Comprar adega com ou sem compressor? Tem alguma marca que vc indicaria? Moro no interior, portanto, toda assistência técnica, ficará longe. Grato.

    ResponderExcluir
  32. Seu consumo de vinho é baixo e você não tem, hoje, a necessidade de uma adega de maior porte, mas é muito comum o consumo aumentar e as adegas ficarem pequenas muito rápido. As adegas menores costumam ser sem compressor, mais silenciosas e mais baratas, porém elas são mais adequadas para climas mais frios ou com menor amplitude térmica pois sua temperatura depende da temperatura externa. Se sua casa for bem fresca, sem grande variação de temperatura e seus vinhos forem para consumo a curto prazo, pode ser até que seja uma boa opção pra você. As com compressor são mais eficientes e mais caras. Se for o caso de investir em algo mais permanente, pensando em adquirir vinhos também para consumo em médio e logo prazo, o espaço para mais garrafas passa a ser importante, assim como a estabilidade da temperatura.
    Como já ouvimos muitas reclamações da marca Dynasty, talvez seja melhor evitá-la. No mais procure a que melhor se adequar ao seu perfil.

    ResponderExcluir
  33. Apesar de mais caras, quem procura por qualidade pode adquirir uma art des caves, são exelentes.
    Tenho uma de 70 garrafas colorida, ficou ótima com a decoração da casa, silenciosa, e economica.
    Paulo

    ResponderExcluir
  34. Vou viajar por 20 dias. Gostaria de saber se posso retirar os vinhos da adega e desligá-la. Até porque minha é para 8 garrafas termoelétrica e quando há queda de energia ela não religa automaticamente. Grato.

    ResponderExcluir
  35. José Sena,
    a adega serve para manter os vinhos nas melhores condições por mais tempo. Oscilações de temperatura fazem os vinhos envelhecerem mais rápido. O ideal é deixar ligada, mas se eventualmente a energia cair e ela não for religada, não significa que seu vinhos vão estragar, mas que devem ser bebidos em um espaço menor de tempo.

    ResponderExcluir
  36. Comprei uma adega da marca Durapran, para 28 garrafas. Vocês tem alguma informação sobre este produto?

    ResponderExcluir
  37. Estou inclinada a comprar uma adega GE por ser modo compressor. Como ela é um pouco mais cara q as outras, vale o investimento?? Sou gaúcha, portanto sempre tomei bastante vinho e não tinha mto problema com a sua temperatura, mas morando há 6 anos em Belo Horizonte percebi que não consumi mais vinho, pela dificuldade de atingir a temperatura ideal para degustação e observar q isso faz toda a diferença no sabor. Acredito q com uma adega vou retornar ao hábito de degustar um bom tinto. A minha dúvida é se a GE vale o investimento.

    ResponderExcluir
  38. Oi.Comprei uma adega Elextrolux de 2 portas (modelo ACD28). MAs nao ha informaçao sobre o consumo dela no manual ou no motor da mesma. No site do fabricante tb nao tem essa informação e nem ligando para o 0800 eles fornecem essa onformação, dizem que nao tem, simplesmente. Como faço para saber quanto realmente é esse consumo pq ja ouvi falar q pode ser bem alto. Obrigado, Fernando

    ResponderExcluir
  39. Fernando, quem realmente pode te passar esta informação é a Eletrolux. Se eles estão se recusando a informar, deve ser alto mesmo.

    ResponderExcluir
  40. SEM DUVIDA, NÃO QUER JOGAR DINHEIRO FORA COMPRE BRASTEMP OU ART DES CAVES

    ResponderExcluir
  41. Olá. Ganhei uma adega Brastemp para 12 garrafas e estou iniciando no universo dos vinhos. Esta adega tem iluminação interna. Ela deve ficar ligada o tempo todo? Ou somente quando vou escolher o vinho que desejo tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vicente, a luz não precisa ficar acesa o tempo todo. Aliás, não é sequer aconselhável.
      Fizemos um novo post sobre adegas, lá tem informações mais completas:
      http://blogdacasadovinho.blogspot.com.br/2014/07/adegas-climatizadas-como-comprar-como.html

      Excluir