Não só o vinho tinto é ótimo como acompanhamento de uma boa refeição como também ajuda o estômago a combater moléculas químicas que podem ser nocivas ao organismo. Essa é a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores portugueses.
A equipe encontrou alguns elementos classificados como polifenóis no tinto, que liberam óxido nítrico, substância que ajuda a relaxar a parede do estômago e otimiza a digestão. De acordo com o co-autor da pesquisa, Dr. João Laranjinha, a análise confirmou algumas teorias em estudo desde 1990. Já foi provado que o vinho ajuda a combater inflamações, aterosclerose e diabetes. "Nós começamos a verificar benefícios a partir das primeiras fases da digestão, principalmente no estômago", afirmou Laranjinha.
Enquanto em grandes proporções o óxido nítrico pode ser poluente, em quantidades pequenas pode auxiliar na dilatação de artérias, ajudando o fluxo sanguíneo. Ele ainda consegue relaxar as paredes do estômago, tornando a passagem de nutrientes para o sangue mais simples.
Laranjinha e sua equipe ainda notaram que o vinho tinto contém outra substância, do grupo do etanol, que consegue transformar nitrato em óxido nítrico (nitratos são substâncias que estão ligadas a formação de agentes cancerígenos). "Os maiores componentes do vinho, polifenóis e etanóis, induzem efeitos benéficos através da produção de óxido nítrico", comentou o co-autor da recente pesquisa.
Fonte: Revista Adega
Nenhum comentário:
Postar um comentário