Em comemoração ao Ano da França no Brasil, a Casa do Vinho realizou, no último sábado, uma degustação de vinhos da região do Languedoc, para 40 clientes e amantes dos vinhos da região. O evento faz parte do Festival Sud de France, que está sendo realizado também em São Paulo e Rio de Janeiro, e contou com a presença do francês Laurent Mingaud, proprietário da vinícola Sieur d'Arques, que explicou todas as características da região e orientou a degustação, e de Rogério Rebouças, organizador do Festival.
Os vinhos degustados foram os brancos Sieur d’Arques Limoux 2006, Clocher de Gardie Jacques Siré 2007, Château Camplazens Viognier 2006, os tintos Sieur d’Arques Limoux 2006 e Mas du Soleilla Petit Mars 2006, e o vinho de sobremesa Muscat de Saint Jean de Minervois. A degustação foi harmonizada com uma brandade de bacalhau e um cassoulet, dois pratos típicos da região do Languedoc, preparados pelo chef Gabriel Carvalho, do Sapore D'Italia.
Sieur d’Arques Limoux – 2006 (branco) - Região: Limoux/ Terroir mediterrâneo/ França. Uvas: 100% Chardonnay. Grande prazer em descobrir na boca a persistência deste vinho que harmoniza perfeitamente um ataque amplo, vivo e macio. Cor amarelo pálido com reflexos esverdeados; bouquet intenso e complexo de flores brancas, especiarias e baunilha. Na boca é concentrada com boa estrutura. Servir com carnes brancas e bons queijos. Medalha de Ouro - Paris 2008.
Clocher de Gardie Jacques Siré – Toques et Clochers 2007 – Região: Limoux / Terroir mediterrâneo / França. Uvas: Chardonnay. Vinho em barrica da excelente safra 2007 disputado através de leilão. Vinhas velhas, com baixo rendimento, dão origem a um vinho muito especial. Aromático, caracteriza-se pelas frutas maduras, riqueza de sabores, com bom corpo e untuosidade na boca. Encorpado, longevo, pode ser guardado por mais de 8 anos. Vinho “cult”, disputado por consumidores e colecionadores
Château Camplazens Viognier 2006 – Região: Languedoc /França – Uva: 100%Viognier Colheita selecionada com menos de 1 tonelada por acre. Fermentação em tonel de carvalho com estágio de 6 meses Na boca é redondo, com sabor de abacaxi e violeta, presente mineralidade Um branco com charme e caráter.
Sieur d’Arques Limoux 2006 (tinto) - Região: Limoux/Terroir mediterrâneo/França. Uvas: 50% Merlot, 20% Syrah, 20% Cabernet Sauvignon e 10% Grenache. Maturação por 12 meses em barricas de carvalho. Intenso, com cor púrpura escura magnífica. Nariz complexo com notas de geléia de frutos escuros, especiarias doces e trufas. Na boca é elegante, com taninos equilibrados. Servir com carnes vermelhas e de caça. Medalha de Prata - Paris 2008.
Mas du Soleilla Petit Mars 2006 - Uvas: Syrah, Granche Noir e Mourvedre. Bela cor. Aromas de frutas vermelhas escuras, assim como a essência de garrigue. Encorpado e bem estruturado, com grande potencial de envelhecimento, beber agora até 2014. Wine Spectator: 91 pts: “Mastigável, denso, potente e bem elaborado. Sabor de Kirsch, ameixa preta, cereja vermelha e especiarias picantes com intensas notas minerais no final”.
Muscat de Saint Jean de Minervois, já apresentado aqui no blog anteriormente, quando ganhou Medalha de Ouro no Muscat du Monde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário