Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 18 de maio de 2010

A Cor do Vinho

A cor do vinho pode nos dar algumas pistas como: se a colheita foi boa; quanto à casta da uva; a intensidade do sabor e até o método de produção e amadurecimento. Isto, pressupondo que a cor é natural, sem alterações artificiais com aditivos ou enzimas.
Cor mais profunda, de modo geral, indica maior quantidade de taninos. A acidez e a maturidade podem ser estimadas pela presença de toques de azul e castanho respectivamente. 
Todas as uvas contém pigmentos naturais. Assim, a cor potencial de um vinho é decidida na vinha, através do código genético de uma casta particular mas, tem que se levar em consideração que as castas mais cultivadas existem em várias versões.
A poda e a aplicação de fertilizantes afetam a qualidade do vinho e sua cor em particular.

Parusso Barolo Mariondino 2003 DOCG - Região: Barolo/Piemonte/Itália. Uvas: 100% Nebbiolo de vinhas de 30 anos em Castiglione Falletto. Wine Spectator 92 pts.: " Aromas de geléia de morango com caráter de cedro e charuto. Encorpado com atrativo fruto vermelho e leve toque de baunilha. Longo e arredondado. Um exitante vinho." Robert Parker - Wine Advocate 90 pts.: " maduro, doce e amplo com adorável essência de fruta vermelha, especiarias e ervas. Oferece destacada elegância e persistência. Seus taninos ficarão mais macios com a guarda." Beber até 2020. Maturação: 24 meses em barricas de carvalho e 12 meses na garrafa. Cor rubi quase granada. Harmonização: carnes vermelhas assadas, caças, pratos trufados, queijos curados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário