Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Champagne - Um explosão de alegria

Com a aproximação do fim de ano, os motivos de comemoração começam a pipocar. Festas de confraternização, formaturas, Natal, Reveillon e muitas outras acabam se tornando uma boa justificativa para se estourar uma garrafa de espumante. Cuidado, a menos que você tenha acabando de ganhar uma corrida de Formula I, o barulhinho na hora de abrir um espumante deve ser o menor possível, principalmente se for aquele Champagne francês caríssimo que guardou para uma ocasião super especial. Não se deve desperdiçar o mais difícil de se obter nesta bebida: a efervescência!
Abrir um espumante requer cuidados e pode ser perigoso. Jamais aponte a garrafa para alguém ou para si próprio no momento de abrir. Certifique-se que a garrafa esteja bem gelada e não faça qualquer tipo de movimento brusco. Para abrir, remova parcialmente a cápsula e ao começar a desatarraxar a gaiola metálica torcendo o arame, firme a rolha com a mão. Não é necessário retirar a gaiola completamente, deixar a rolha totalmente desprotegida pode ser um risco. O ideal é fazer uma pequena pressão sobre a rolha para que ela saia bem lentamente, sem explosões.
Mais uma dica! As taças de espumante devem ser servidas em duas etapas e sem pressa. Como as taças estarão numa temperatura maior que do espumante, ao servir, a tendência é haver um choque térmico, provocando uma grande liberação de gás carbônico, produzindo muita espuma, podendo até transbordar. Para que isso não ocorra, coloque apenas um pouquinho na taça e espere por alguns segundos para a espuma baixar e só então retome o serviço. Assim a espuma vai se formar de forma mais lenta e controlada. Aí, é só brindar e aproveitar!


Pierre Gimonnet Fleuron 1er Cru 2002

Região: Cuis, Cote des Blancs. Uva:100% Chardonnay. Wine Spectator’s Insider (more exciting new wines) 93pt: “Um atraente mix de aromas e sabores cítricos, tostados e minerais dá  profundidade a este elegante Champagne.
Solidamente estruturado e balanceado, com retrogosto persistente e um excelente potencial”. Produzida apenas em grandes anos. Vinhedos com mais de 35 anos de Premiers e Grand Crus. Envelhece na garrafa por 4 a 5 anos. Assemblage de diferentes terroirs representantes da safra. Equilibrio entre concentração, fineza e elegância. A acidez dos terroirs 1er Cru confere frescor.

3 comentários:

  1. Olá, achei no guarda móveis da minha avó algumas garrafas de champagne Moet Chandon com o seguinte rotulo: Motet et Chandon à Epernay, Cahmpagne Cuvée Don Pérignon Vintage 1978, produce of France. Como sei se está boa? Tem algum valor?

    ResponderExcluir
  2. Meu nome é Alessandra, e-mail: alescalamandre@hotmail.com ...aguardo retorno quando possível. Obrigada.

    ResponderExcluir