Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Uma tradição de 2000 anos

Em uma região cuja topografia desafia a eficiência agrícola, marcada por montanhas e colinas, é produzido um dos vinhos mais antigos da Itália, o Ciró. O vinho Ciró é produzido nas colinas da Calábria, acima da costa do mar Jonico em torno de Ciró, local da antiga colônia grega de Cremissa, onde havia um importante templo dedicado a Dionisio. O antigo povoado ficava a meio caminho entre Sibaris e Croton. Sibaris foi fundada em 720 aC, destruída em 510 aC pelo povo de Crotona, seu inimigos tradicionais e durante sua existência foi um importante centro de comércio de vinhos e era equipada com um "vinhoduto" feito de tubos de terracota usados para transportar o vinho das colinas do interior para o cais do porto da cidade.
Na antiguidade, os vinhos da Calábria gozavam de ótima reputação. A área era conhecida pelos colonos gregos como pertencente à Enotria, a "Terra do vinho". Em muitas partes, o calor é compensado pela altitude das vinhas. A região conta também com as promissoras castas nativas como a Gaglioppo. É com a Gaglioppo que é produzido o Ciró, vinho que tem sua origem nos vinhos de Kremisa, famosos na antiguidade por serem oferecidos aos atletas ganhadores dos jogos olímpicos. Foi para resgatar esta tradição de 2000 anos que, nas Olimpíadas de 2004 em Atenas, foi oferecido aos ganhadores da medalha de ouro uma garrafa do Ciró Krimisa do produtor Zito, hoje importado para o Brasil com exclusividade pela Famiglia Martini-Casa do Vinho.
Ciró Krimisa Rosso Classico Superiore DOC
Região: Ciró/Calabria/Itália. Uva: 100% Gaglioppo. Cor vermelho rubi, nariz intenso e persistente. Na boca encorpado e muito equilibrado. Harmoniza com assados, ensopados, caças e queijos maturados.
Outros os vinhos do produtor que podem ser encontrados na Casa do Vinho: 
Ciró Alceo Rosso Classico DOC
Ciró Rosso Classico Superiore DOC - garrafa Magnum
Ciró Rosso Classico Riserva DOC
Ciró Bianco DOC - garrafa Magnum
Macalla Calabria Rosso IGT


Nenhum comentário:

Postar um comentário