Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Vinho e Chocolate... pode dar certo?

A combinação dá o que falar, já que para uns é possível e para outros, impensável. Um toque importante, se você está a fim de tomar um vinho especial, melhor deixar o chocolate para outra ocasião. Um grande vinho não deve ser acompanhado por chocolate, o que não significa que um bom chocolate não possa ser acompanhado de vinho. O chocolate tende a sobrepor ao vinho, principalmente chocolates mais comerciais, mais doces e gordurosos. Algumas dicas podem ajudar na hora da harmonização. A primeira delas é procurar um chocolate de qualidade e de no mínimo 60% cacau. Quanto mais puro o chocolate, menos doce e por conseqüência a doçura do vinho se torna menos necessária. A medida que a quantidade de cacau diminui a doçura passa a ser essencial quando chegaremos a combinações mais imagináveis como com vinhos fortificados, caso dos vinhos do porto e os madeira, e na clássica combinação de chocolate com Banyuls.

Sugestões de harmonização para chocolates:

Chocolate mais leve: Porto Tawny ou madeira Malvasia doce
Chocolate 70% ou mais: Syrah reserva: frutas vermelhas maduras, ameixa e condimentos combinam com as sedutoras notas de baunilha e chocolate; Porto LBV com aroma frutado e corpo rico; Madeira malvasia doce.
Chocolate dark: Zinfandel ou Primitivo: A agradável experiência  de aromas intensos de frutas vermelhas mais escuras  (mirtilo, amora), canela e tostados do vinho combina com chocolate mais intenso.
Chocolate extra-dark (90% ou mais): vinhos mais jovens, encorpados como Syrah e até mesmo um Bordeaux, um toque de carvalho pode ser interessante e acrescentar mais complexidade à harmonização
Chocolate dark com frutas secas, como pistache: fica bem acompanhado com Porto Ruby outra possibilidade interessante seria um madeira Boal meio-doce
Chocolate com pimenta: Porto Ruby sedutor com sua riqueza de frutas vermelhas é acompanhamento perfeito para um chocolate doce e condimentado.
Fondue de chocolate com fruta fresca: Porto Vintage
Mousse de chocolate: fica uma delícia se acompanhada de um Porto Ruby bem frutado e um madeira mais doce como um bom malvasia

Aproveite, a Pascoa pode ser uma ótima oportunidade para novas experiências!!!
 
Porto LBV 2000 Quinta do Tedo 
Vinhedos classe A com mais de 40 anos, provenientes de um só milessime. 4 a 6 anos em tanques de carvalho francês de 7.000 litros. Cor rubi profundo com reflexos violeta. Nariz frutado e complexo com frutas pretas e vermelhas com toques de tabaco. Na boca, macio, generoso, encorpado com sabor de ameixas secas e cerejas pretas. Estruturado com taninos aveludados, intenso meio de boca, final longo e persistente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário