O Piemonte é um dos destinos mais gratificantes do interior da Itália. A paisagem de colinas cobertas por vinhedos e coroadas com vilas medievais com vista para os Alpes é ainda pouco explorada pelos turistas.
A região é produtora de Barolo e Barbaresco, vinhos que estão entre os melhores do mundo. A culinária variada e refinada baseada em risotos, massas com ovos, carnes e caças é enriquecida no outono pela temporada de trufas brancas aromáticas.
São poucas as vinícolas da região que oferecem degustação de vinhos, o que fica a cargo das enotecas. Para visitar pequenos produtores o ideal é reservar com dias ou mesmo semanas de antecedência.
Para sentir um pouco do gostinho do Piemonte aproveite a nova importação de vinhos da Casa do vinho – Famiglia Martini. Produtor: La Ca Növa.
Uva: 100% Barbera. Belo estilo frutado com ameixa, cereja, toques minerais, delicado floral. Taninos macios, fácil de beber. Um bom vinho para acompanhar refeições.
La Ca’ Növa Barbaresco 2007
Uva: 100% Nebbiolo. Cor vermelho granada com reflexos alaranjados. Aromas intensos. Fresco e vibrante, com textura mastigável, apresentando sabores de cereja, rosa, alcaçuz e tabaco. Seco, Cheio, austero, forte, porém aveludado. Persistente retrogosto. Envelhecimento: dois anos, dos quais pelo menos um em barril de carvalho.
La Ca’ Növa Barbaresco Bric Mentina 2006
Uva: 100% Nebbiolo. Wine Spectator 92pt: “Compacto, revelando cereja, mirtilo, alcaçuz e notas de picantes que casam com sua estrutura musculosa. A fruta doce e elementos tânicos vêm juntos, com uma excelente persistência.” Robert Parker 91 pt: “textura rica, com uma combinação atraente de frutas e estrutura que se fundem perfeitamente. Doces notas de mentol, especiarias, ameixas e cerejas escuras com final harmonioso. Profundidade encantadora na taça.”
La Ca’ Növa Barbaresco Montestefano 2005
Uva: 100% Nebbiolo. Barbaresco de um vermelho granada intenso com tons mais claros que tendem a laranja. Seco e harmonioso ao paladar. A maturação dura dois anos, um dos quais está em barris de madeira. Gastronomia: Excelente com pratos ricos em sabores e temperos.
Pontuação das safras mais recentes do Piemonte:
2007 – 90/93 pts
2006 – 94 pts
2005 – 92 pts
2004 – 93 pts
Fonte: Wine Spectator
Nenhum comentário:
Postar um comentário