Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Néctares do Veneto

O Veneto é uma das regiões vinícolas mais prolíferas da Itália e produz quase um quinto dos vinhos italianos de qualidade. A maioria das pessoas conhece o Valpolicella mais leve e acessível, mas não conhece suas variações. O Valpolicella tem origem nos vales ao norte de Verona. A zona Clássico de Valpolicella fica em torno de San Pietro em Cariano, Fumane e Negrar e produz vinhos muito interessantes. Uma parte das uvas de Valpolicella – principalmente Corvina, Rondinella e Molinara – sempre foram secas em esteiras de madeira após a vindima. Estas uvas eram então prensadas em dezembro ou janeiro e sua alta concentração de açúcar impedia que os mostos fermentassem completamente, produzindo o vinho doce conhecido como Recioto.
O Amarone surgiu quando o processo de converter as uvas passas em álcool (através de leveduras naturais da zona) passou a ser dominado de forma sistemática. Hoje, a produção foi aperfeiçoada, com alguns vinhos passando por envelhecimento em barricas de carvalho.
Entre 1970 e 80 foi criada uma terceira variante de Valpolicella, o Ripasso. "Ripasso" significa literalmente "revisão", é uma técnica usada pelos produtores Valpolicella para enriquecer o vinho normal com os sabores do Amarone. No início de fevereiro, com cinco meses de idade o vinho Valpolicella é colocado sobre a pele das uvas que restaram do processo produção do Amarone para uma segunda fermentação com as leveduras e açucares residuais, de modo que possa obter um pouco do sabor do Amarone.
Novidades da Casa do Vinho - Famiglia Martini:
Cá del Monte Valpolicella Classico Superiore DOC 2005  
Cá del Monte Amarone Riserva DOC 2005
Cá del Monte Valpolicella Classico Superiore Ripasso DOC 2007
Região: Negrar, Veneto/Itália. Uvas: 45% Corvina, 35% Rondinella, 15% Molinara, 5% Negrara/Pelara. Este saboroso tinto oferece toques de íris, violeta e amêndoa. Sedoso, quente e elegante, com notas de carvalho. É luxo desde início. O bouquet é de intensa fruta escura. A opulência indulgente do nariz continua com chocolate amargo e aromas de cereja complementados por uma pitada de violeta. Na boca, macio com ligeira estrutura adocicada do carvalho de envelhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário