Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Dicas de Viagem – Rota do Vinho do Porto


No Douro, o vinho se funde com a paisagem, a história, a cultura e claro com as atividades econômicas. Cada centímetro das encostas de Xisto é aproveitado, sendo necessário um duro trabalho manual. A tradição de pisa de pé em lagares ainda vigora na região.
Foram os romanos os primeiros a perceber a qualidade dos vinhos da região, mas foi somente no sec. XVIII que a forma dos vinhos do Porto atravessou fronteiras.  Para evitar fraudes, o Marquês de Pombal criou em 1756 a primeira região demarcada do mundo.
Como o Douro é navegável, a rota de viagem pode ser feita de barco, mas se preferir pode ser feita de carro ou mesmo de trem. De barco são aproximadamente 7 horas de Porto até Régua. Seja qual for sua opção de transporte, o passeio é lindo!
Quinta do Tedo
A zona do Baixo Corgo tem como característica o predomínio do verde na paisagem. Os principais centros urbanos são Mesão Frio, rodeada de vinhas e com a igreja matriz que merece visita; Peso da Régua, na foz do rio Corgo, onde está situada a Casa do Douro, tradicional organização dos produtores. No seu cais embarcavam-se as pipas de vinho para serem levadas ao Porto (Vila Nova de Gaia). Mais ao norte está Vila Real. Para completar o percurso, sugerimos um desvio até as terras de Cima Corgo, passando por Sabrosa, cidade natal do navegador Fernão de Magalhães e depois descer até o Douro  onde situam-se algumas das mais famosas quintas de vinhos do Porto. Uma excelente opção de parada é o Hotel Vintage House, que além da vista maravilhosa, conta com seu premiado restaurante Rabelo onde modernidade e tradição se econtram nos segredos culinários, regados com vinhos da região, principalmente os do Porto. Segue-se então para o extraordinário mirante de São Leonardo da Galafura e retorno à Régua.
A Casa do Vinho Famiglia Martini importa com exclusividade os fantásticos vinhos da Quinta do Tedo que está localizada em Vila Seca, na confluência do rio Douro com o rio Tedo, bem pertinho! A Quinta conta com visita aos vinhedos, às caves e degustação de vinhos, mas é necessário agendar. Para quem quer aproveitar um pouco mais a belíssima região, a Quinta também tem opções de hospedagem. Para mais informações: www.quintadotedo.com


Quinta do Tedo Don Tedo Special Select Ruby Porto Região Douro/Portugal. Principais uvas: Touriga Nacional, Tinta Roriz e Touriga Franca. Vinificação no tradicional "lagar" com pisa a pé. 3 anos em tanques de carvalho francês de 5.000 litros. Top de classe. Vinho não filtrado. Isto o torna mais rico em aromas, sabor e também na cor. Profundo rubi, bons frutos vermelhos, amora preta e casca de laranja no nariz. Na boca, frutado generoso com ligeiros traços de chocolate e condimentos. Boa acidez e final frutado. Selections Mondiale de Vins Canada: Medalha de Ouro. Servir: como aperitivo a qualquer hora do dia, ou acompanhando frutas secas, queijos e h’ors-d’ouevres, uvas, figos, frutas vermelhas, tortas de frutas do bosque e sobremesas de chocolate.

 


Fonte: Duarte Calvão, Rotas do Vinho – Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário