Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Química: A Mágica dos Aromas dos Vinhos.

Se o vinho é feito exclusivamente de uvas, como as pessoas sentem aromas e sabores de outras frutas como abacaxi (caso do Chardonnay), maracujá (caso do Sauvignon Blanc), além de manteiga, chocolate, café e baunilha entre outros? De onde vêm estes aromas?


As uvas são diferentes dos vinhos. Você não vai sentir na uva Sauvingon Blanc o aroma de maracujá que você vai sentir no vinho feito com essa uva. Os aromas acontecem apenas no vinho por causa dos compostos aromáticos que são liberados pelo álcool presente somente na bebida. Devido à sua volatilidade, o álcool carrega os compostos aromáticos e permite que possamos senti-los. Os compostos aromáticos encontrados nos vinhos são idênticos ou similares aos encontrados nas frutas, flores, etc.

Só para ilustrar alguns deles:
- Ésteres estão relacionados à frutas e flores;
- Pirazina: vegetais assim como chocolate e café;
- Terpenes: rosas e lavandas;
- Compostos sulfurosos (acredite, alguns são bons!): minerais.

Vale lembrar que os aromas dos vinhos são classificados em:
- Primários: decorrem de substâncias químicas presentes nos vinhos e são originários da própria uva;
- Secundários: são gerados pelo processo fermentativo e do estágio em barricas.

-Terciários: estão relacionados ao envelhecimento na garrafa, com a ausência de ar e se desenvolvem com o passar dos anos. São conhecidos como ‘Bouquet’.


Para quem ainda não viu nosso infográfico relacionado vinhos com frutas, aqui está:



Para os que ficaram curiosos e querem entender na prática, vamos aproveitar o exemplo que foi dado e usar a Sauvignon Blanc. Nossa sugestão é o vinho Ronchi San Giuseppe da mesma uva, que, além de ter a tipicidade que queremos mostrar, o aroma bem marcado de maracujá, é um vinho delicioso e refrescante, que enche a boca e deixa um gostinho de quero mais. E melhor ainda... É uma excelente pedida para este calor! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário