Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Conheça nossos Produtores - Donato d'Angelo

Por Luiza Martini, sócia e proprietária da Casa do Vinho – Famiglia Martini

São antigos os laços que agora se refazem. 
Trabalhamos com Donato quando ainda produzia vinhos na d’Angelo, sua antiga vinícola parceria com o irmão. 

Agora apostamos em seu novo projeto que, parceria com a esposa, busca mais uma vez produzir grandes vinhos a partir da uva Aglianico. 

Os vinhos da Donato d’Angelo são exclusivos na Casa do Vinho – Famiglia Martini. 

Aqui você vai encontrar quatro grandes rótulos: Donato d’Angelo Branco 2015, Calice 2012, Donato d’Angelo 2012 e Balconara 2012, um vinho feito 50% de Aglianico e 50% Cabernet Sauvignon.

A vinícola foi criada em 2001 com a aquisição de 20 hectares de vinhas em zonas clássicas de Aglianico del Vulture, Barile, Ripacandida e Maschito, no Sul da Itália. Os proprietários, o enólogo Donato D'Angelo, cuja família tem feito vinhos Aglianico del Vulture por gerações, e sua esposa Filomena, que cresceu no mundo do vinho e tem uma licenciatura em viticultura e enologia.

Donato estudou na escola de Enologia e Viticultura de Conegliano Veneto e foi um dos primeiros viticultores a usar barricas no sul da Itália na década de 1980.

O solo é naturalmente vulcânico e a altitude é de 500-550 metros acima do nível do mar, duas condições que são ideais para a uva Aglianico. 
Esta amadurece tarde e é frequentemente uma das últimas uvas tintas a serem colhidas na Itália, sendo selecionadas no final de outubro para o início de novembro.  

Vinhos Aglianico del Vulture são potencialmente encorpados, desenvolvendo textura rica, estrutura de taninos firme e as típicas notas de chocolate-cereja. 

Aglianico é conhecido por seu grande potencial de envelhecimento e sua capacidade suavizar seus taninos alcançando uma textura mais sedosa, com o tempo. Por isso é intitulado "o Barolo" do Sul.


A história da Aglianico del Vulture é muito antiga. A uva provavelmente foi introduzida pelos gregos no sul da Itália no século VI ou VII a.C.. 

Uma das referências literárias sobre esta uva foi deixada pelo poeta romano Horácio, que celebra a beleza de sua terra natal e a qualidade do vinho. 

Aglianico del Vulture foi premiado com Denominazione di Origine Controllata (DOC) em 1971 e a superior Denominazione di Origine Controllata e Garantita (DOCG) em 2011, a única na Basilicata.

Confira os vinhos clicando na imagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário