Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 30 de março de 2017

Uvas tintas e brancas podem ser plantadas juntas?

Começamos da curiosa a pergunta feita ao Dr. Vinny, da Wine Spectator. Em que o leitor queria saber se uvas brancas e tintas poderiam ser plantadas num mesmo vinhedo e se isto acarretaria no risco de acontecer uma polinização cruzada.

A vinicultura moderna utiliza plantas hermafroditas que se auto polinizam. Ou seja, assim que as flores se abrem, elas se polinizam para se transformarem em uvas, sem necessitarem da ajuda de pássaros ou abelhas. Assim, a não ser que sejam plantadas sementes onde o resultado seria uma planta mais tradicional, o risco não existe.
Mutações

A seleção de plantas tem como objetivo garantir uma qualidade e a prevenção de doenças. Para tanto, são necessárias mutações naturais, não as genéticas.

Algumas espécies sofrem mais mutações que outras. Uma delas é a Pinot Noir. Outra é a Primitivo, que apesar de ser geneticamente semelhante à Zinfandel, ambas descendentes da uva croata Crljenak kaštelanski (melhor nem tentar pronunciar!), e que hoje são um pouco diferentes, tanto no volume dos cachos como no tempo para atingir seu amadurecimento.

A variedade italiana parece ser mais suscetível às condições do terroir e acabou se adaptando e ganhando características diferenciadas de sua ‘irmã’. Os vinhos feito a partir da uva Primitivo tendem a ser mais condimentados e longevos, enquanto os feitos a partir da uva Zinfandel, mais frutados e potentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário