Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 21 de março de 2017

Mitos do Vinho: O fundo da garrafa tem a ver com a qualidade do vinho?

Com certeza alguém já te falou que vinho bom tem que vir na garrafa com fundo grosso e bem côncavo.

Existem diversas teorias a respeito da utilidade do fundo das garrafas, algumas beirando o bizarro, como a que diz o fundo da garrafa profundo é feito para que o vinho possa ser servido.              
               
     
                  


Não! A posição é extremamente desconfortável e há pouca firmeza na hora de servir o vinho segurando a garrafa pelo seu fundo. Pessoas que fazem isso talvez precisem abandonar o serviço de garçom e tentar uma vaga como malabarista.

Existem muitas possíveis justificativas para esse fundo na garrafa e não estão relacionadas à qualidade ou serviço do vinho.

Poderia ser para separar o vinho dos sedimentos, mas isso não justificaria a mesma garrafa ser usada para os brancos.

É para dar resistência, então? Isso só se justifica para os espumantes, que precisam de garrafas super resistentes devido à pressão que sofrem.

Na realidade o fundo côncavo é fruto do processo artesanal de produção, na época em que os vidros eram soprados. Hoje o fundo mais pronunciado acaba resultando em garrafas mais robustas e que aparentam ser maiores e sugerem qualidade. Ao olhar uma garrafa destas, você já se convence que o vinho é bom!


Então hoje, este tipo de garrafa é uma bela jogada de marketing. O que nem sempre vai significar que o vinho lá dentro é proporcional a embalagem.

A maneira mais segura de saber se o vinho tem ou não qualidade, portanto, continua sendo saber sobre o produtor, o importador e o lugar onde você compra. Se cada um nessa cadeia tiver qualidade...

                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário