Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quarta-feira, 15 de março de 2017

Variedade ou Terroir?

Você com certeza já reparou que nem toda garrafa de vinho menciona o nome da uva da qual ele é feito, certo? Mas porque isso acontece?

Quando pensamos na longa história do vinho e da sua produção, vamos ter que pensar em um passado bem distante, na Europa e no conceito de Terroir.

Se você perguntar para um bordalês de que uvas é feito seu vinho ele provavelmente vai dizer “com as uvas de Bordeaux, oras!”. Isso porque nas regiões históricas há legislação a respeito de quais uvas podem ser plantadas, então não há pinot noir em Bordeaux, nem cabernet na Borgonha, por exemplo.

Portanto o vinho de Bordeaux só pode ser feito com as uvas autorizadas lá. E é assim por toda a Europa. Seria redundante mencionar no rótulo quais são as uvas uma vez que o nome da região já é mencionado. Quando você bebe um vinho europeu você está bebendo a “região”, não apenas as uvas. 

Já no Novo Mundo a história foi bem diferente. Primeiro porque já havia toda uma tradição vinícola construída durante séculos na Europa. Lá eles já sabiam o que plantar em cada terroir muito antes da América ser descoberta. Quando começou a surgir os vinhos no Novo Mundo, mencionar uma região não tinha significado nenhum, ao contrário da Europa. Quem iria ligar se o vinho vinha do Vale Central no Chile ou da Califórnia, nos Estados Unidos?

Foi aí que os vinicultores, numa boa estratégia de marketing resolveram promover a uva ao invés da região. E funcionou tanto que muitos produtores europeus passaram a mencionar as uvas além da região.

É daí também que vem nossa “mania” de querer saber de quais uvas são os vinhos. Isso traz pra gente, acostumados à essa menção no rótulo, um certo conforto, um “já te conheço”, uma segurança na hora da compra.


Muito mais importante do que haver ou não a menção do nome da uva, é uma coisa apenas: o vinho tem qualidade? 

Se tem, esqueça o resto. Ou estude um pouco a respeito das regiões e das uvas das quais você nunca ouviu falar. Assim, além de escolher melhor seus vinhos, você vai adquirir mais conhecimento e mais cultura, coisas que sempre caem muito bem com vinho.
;)


Nenhum comentário:

Postar um comentário