Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 22 de junho de 2010

Andreas Larson

Em recente viagem ao Brasil, o sueco Andreas Larson, atual campeão mundial de sommeliers, comentou o interesse cada vez maior, na Europa, por vinhos brancos. Para ele os Riesling são vinhos puros, minerais e agradáveis, ótimos para gastronomia, em especial os vinificados em seco. Larson surpreendeu ao informar que usa mais brancos que tintos. A seu ver "os vinhos brancos são mais dinâmicos que os tintos na harmonização". Segundo ele, essa é uma "tendência irreversível na enogastronomia". 
Larson recomeda a decantação dos brancos mais estruturados como os grandes Chardonnay da Borgonha (Chablis, por exemplo), já que estes ganham muito mais expressão com o processo. Os brancos mais aromáticos por sua vez, não devem ser decantados. 
Segundo Larson, tudo é questão de equilíbrio porque " vinhos equilibrados quase sempre têm bom desempenho na harmonização". 
Fonte: Rev. Wine Style número 28

Lamblin Chablis Premier Cru 2007 - Região: Borgonha/Chablis/França. Uva: 100% Chardonnay. Cor amarelo palha com reflexos dourados. Aromas intensos de boa finesse e complexidade, lembrando maça, pêssego, mel, flores brancas e toques minerais. Bom corpo, acidez equilibrada. Elegância e estilo com caráter mineral. Incrível harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário