Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

terça-feira, 13 de julho de 2010

Madeira

A ilha da Madeira, com sua localização estratégica, era ponto de parada das grandes navegações e, o que era produzido na ilha era fundamental para a continuação das viagens. O vinho surgiu como remédio para combater o escorbuto, mal que levava muito navegadores à morte. Os primeiros registros de produção de vinho na ilha datam de 1450. Como os vinhos eram leves e muito frágeis, eles não suportavam o calor e a umidade dos barcos, assim a técnica de fortificação começou a ganhar espaço. O vinho produzido ainda não era agradável mas, um dia um barril retornou à ilha após uma longa viagem marítima e foi constatada uma enorme transformação, com a oxidação, o vinho desenvolvia aromas diferentes, caramelizados.
As uvas usadas na produção do Madeira são a Tinta Negra Mole e as brancas Boal, Sercial, Verdelho, Malvasia e as quase extintas Terrantez e Bastardo. Existem apenas seis vinícolas: as grandes Madeira Wine Company e Justino's; as familiares H e M Borges, Henriques e Henriques, Pereira e Oliveira; e a boutique Barbeito, classificada pela crítica de vinhos Jancis Robson com um "Château Lafite da Madeira", pelo capricho e empenho na elaboração dos vinhos.
Para se produzir este vinho naturalmente doce, a fermentação é interrompida com a adição de álcool vínico. A oxidação pode se dar por estufagem ou canteiro. Na estufagem, os vinhos permanecem por três meses à 45ºC. No método de canteiro, os vinhos vão pra barris de carvalho usados que possibilitam uma oxidação bastante lenta. Deste processo resulta um vinho quase indestrutível.
A classificação dos vinhos Madeira são muitas: seco, semi-seco, doce, meio-doce, colheita, vintage e varietais.
A Casa do Vinho acaba de trazer para o Brasil alguns dos deliciosos vinhos produzidos pela boutique Barbeito: Barbeito 3 anos - doce; Barbeito Reserva Malvasia doce 5 anos; Barbeito Reserva Boal meio-doce 5 anos; Barbeito Reserva Sercial seco 5 anos; Barbeito Reserva Verdelho meio-seco 5 anos; Malvasia Old Reserve 10 anos e Single Harvest 1997 meio seco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário