Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Montando uma Adega

Para montar uma adega, o primeiro passo é ter um local adequado para acondicionar os vinhos. De preferência os vinhos devem ser guardados deitados (vinhos fortificados, exceto Porto Vintage e vinhos com rolhas sintéticas ou de rosca podem ser guardados em pé) e em locais onde não haja variação de temperatura (a amplitude térmica deve ser sempre a menor possível). A temperatura da adega deve ficar entre 14ºC e 18ºC. Os vinhos não devem ficar expostos à luz forte e a vibrações por isso evite locais próximos a elevadores, máquinas de lavar roupas, etc. A umidade da adega deve ficar entre 60% e 80% para melhor preservar as rolhas de cortiça natural. Outro cuidado a ser tomado é manter os vinhos longe de odores fortes como os de produtos de limpeza que podem impregnar em garrafas e rolhas. Para quem tem vinhos que deverão ser guardados por mais de 1 ano, uma adega climatizada é sempre a melhor opção. 
Para evitar grandes movimentações nas garrafas tente organizá-las de forma facilitar a identificação dos vinhos. Deixe os rótulos sempre voltados para cima, se preferir pode usar etiquetas ou identificadores para adegas colocando sempre o nome do vinho, a safra e quando foi comprado. Setorizar a adega por nacionalidades e regiões também pode ser útil. Vinhos de consumo mais rápido devem ser colocados em locais de acesso mais fácil. Brancos e espumantes devem ficar nas áreas mais frias (normalmente na parte mais baixa das adegas). Para aqueles que gostam de tecnologia, existem no mercado softwares específicos para controle de adega. 
A seleção de vinhos deve respeitar sua preferência mas de preferência tenha opções variadas de uvas, nacionalidades e tipos. Uma sugestão é montar um mix com 60% a 70% de vinhos tintos, 30% de vinhos brancos e espumantes e 5 a 10% de vinhos de sobremesa ou fortificados. Entre os vinhos tintos tenha uma parcela de vinhos de guarda (10 anos ou mais) e outra de vinhos jovens ou prontos para consumo.
Aí é só aproveitar, com a vantagem de ter sempre a mão o vinho ideal para o momento.

Não pode faltar em sua adega:
Apollonio Divoto Riserva Doc 2001 
Região: Puglia/Itália. 
Uva : 70% Negroamaro, 30% Montepulciano. 
Amadurecimento: 24 meses em barricas francesas. 
Revela no início aromas frutados de cereja preta doce e cedro, que evoluem para café e  chocolate com características de condimentados. Opulento, textura aveludada no palato, equilíbrio, pureza e persistência.
Concorso Enologico Internazionale Vinitaly 2009: Gran Medaglia D’Oro. 
Particularmente adequado para pratos de carne assada, caças.

Um comentário: