Loja virtual

Leia também

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Para escolher seu vinho preferido - parte II

Tanicidade

Tanino: Característica de vinho tinto ainda muito incompreendida.
O tanino é freqüentemente confundido com nível de secura porque o tanino seca sua boca. Quais são os taninos dos vinhos? Tanino no vinho é a presença de compostos fenólicos que adicionam certo amargor. Estes compostos são encontrados nas cascas e sementes das uvas e também podem ser provenientes do carvalho usado no envelhecimento.
Qual o sabor do tanino? Imagine colocar um saco de chá preto usado na sua língua. Um saquinho de chá molhado é praticamente puro tanino, que é amargo e provoca sensação de secura. Tanino tem gostos herbáceos e é muitas vezes descrito como adstringente. Apesar todos esses descritores soarem muito negativos, tanino adiciona complexidade, estrutura e faz com que um vinho possa durar mais tempo.
Como será o gosto de um vinho de taninos agressivos?
    Sabor amargo na frente dentro de sua boca e no lado de sua língua.
    Tanino faz secar a sua língua.
    Depois de engolir você sentir uma sensação seca persistente na boca.

Geralmente vinhos mais jovens e sem barrica são mais tânicos, já que os taninos do carvalho são geralmente mais “doces”. Algumas uvas também tendem a ser mais tânicas como a Tannat, a Cabernet Sauvignon e a Syrah. 



Velenosi Breccialoro Rosso Piceno Superiore Doc Região: Marche/Itália.  Uvas: Montepulciano e Sangiovese. Um dos vinhos Doc mais interessantes da Itália Central.  Estágio de 8 meses em barrica de carvalho. Cor: rubi com reflexos granada. Perfumes complexos com notas de baunilha. Potente, bom corpo. Sabor persistente, consistência carnosa da fruta, quente e harmônico. Ao mesmo tempo distinto e carismático. Boa guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário